Considero que a realização desta acção de formação foi muito útil na medida em que me permitiu compreender qual deve ser o papel e a importância da Biblioteca Escolar no seio da comunidade educativa e transformar um documento que via numa dimensão teórica, num efectivo instrumento de trabalho, delineado para ir ao encontro das necessidades dos nossos utilizadores. Neste momento sinto-me mais consciente da responsabilidade enquanto professora bibliotecária, mais conhecedora do modelo de auto-avaliação e mais bem preparada para o implementar.
Esta foi a primeira vez que frequentei uma formação online, e se tem a vantagem de ser flexível em termos de horário, por outro lado, implica muitas horas de empenho e de trabalho utilizando o computador, tendendo a ocupar outros campos, nomeadamente, o pessoal e o familiar.
Quanto à estruturação das sessões penso que a metodologia utilizada foi bastante adequada, partindo de aspectos mais gerais, atingindo-se, progressivamente aspectos mais concretos. Na sua generalidade, as tarefas constituíram-se desafios aliciantes para a reflexão sobre a temática da auto-avaliação das bibliotecas escolares e para a produção de trabalhos que serão bons recursos a utilizar ao longo da implementação do modelo. As tarefas foram também um incentivo ao rigor e à qualidade, estimulando-me a ultrapassar as dificuldades, que por vezes surgiam, nomeadamente a complexidade de algumas em função do tempo disponível para as realizar. A bibliografia fornecida bem como os textos elaborados pelas formadoras revelou-se fundamental para a realização das tarefas.
O contributo dos formandos, nas tarefas propostas e nos fóruns de discussão, revelou-se como um ponto forte da acção se tivermos em conta a qualidade de muitos dos trabalhos apresentados, que nos possibilitou o contacto com diferentes formas de fazer, que nos enriqueceram.
Faço, por isto, um balanço bastante positivo em todas as vertentes, incluindo a interacção com as formadoras que nos encaminharam de forma estruturada para as tarefas e atenderam, atempadamente, aos nossos pedidos de ajuda.
Penso que, no entanto a calendarização da acção foi reduzida para a concretização das tarefas de cada sessão, pois foi complicado conseguir apenas numa semana dar as respostas necessárias: fazer as leituras dos documentos propostos, reflectir sobre as mesmas, produzir os trabalhos solicitados, ler e comentar os trabalhos dos colegas e, ainda, articular todas estas tarefas com o trabalho da BE. Consegui ultrapassar esta dificuldade gerindo melhor o tempo e trabalhando a um ritmo muito intenso, o qual não sei se aguentaria por muito mais tempo. Mas, agora, sinto-me satisfeita por ter conseguido vencer os obstáculos e ter chegado ao final.
Em jeito de conclusão, participei em todas as sessões de formação e considero que realizei todas as sessões propostas com empenho e seguindo as orientações dadas, procurando cumprir sempre o calendário estabelecido. Existiram tarefas em que encontrei mais dificuldades mas procurei sempre fazer uma exploração adequada dos recursos disponibilizados na plataforma, procedendo à leitura da bibliografia obrigatória e efectuando pesquisas sobre os assuntos em análise.
Gostei de frequentar esta acção e considero que constitui uma mais-valia para o meu desempenho profissional, enquanto professora bibliotecária.