Sessão 4



O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização (Parte I)

A realizar e colocar no Fórum da Actividade até ao final da Sessão:
a) Escolha, em alternativa, um dos seguintes Domínios/Subdomínios:
• A.2. (Promoção das Literacias da Informação, Tecnológica e Digital)
• B. (Leitura e Literacia)
• C.1. (Apoio a Actividades Livres, Extra-Curriculares e de Enriquecimento Curricular)
b) Escolha no Domínio/Subdomínio seleccionado dois Indicadores, um que considere de Processo e outro que considere de Impacto/Outcome, e analise-os detalhadamente.
c) Estabeleça um Plano de Avaliação em profundidade daqueles dois Indicadores, recorrendo ao Texto da sessão, às Orientações para a aplicação do Modelo incluídas na versão actualizada do mesmo, disponível no sítio RBE, e ao texto de leitura complementar: Basic Guide To Program Evaluation.
d) Coloque o seu trabalho no fórum criado para o efeito, indicando no assunto do post as duas referências dos dois Indicadores que escolheu.


Comentário ao trabalho realizado pela colega Helena
Olá Helena.
Depois de ler o teu trabalho considero que a estruturação é muito semelhante à do meu, por isso decidi comentá-lo, apesar de não fazer parte da tarefa.
Quanto à razão da escolha destes dois indicadores também considero que a elaboração de um Plano de Avaliação servirá para medir o impacto que o trabalho da BE tem tido nas aprendizagens e sucesso educativo dos alunos e verificar também, até que ponto, tem tido uma acção interventora e catalisadora de mudanças na prática e metodologias dos professores.
Quanto às metodologias a implementar, também considerei importante referir as acções que se realizam. Neste aspecto também acho a articulação da BE com a equipa do PTE, da qual o professor Bibliotecário faz parte, é um benefício para a BE, apesar de não o ter referido. Um aspecto que considero importante, que não incluíste, é a criação de um plano de competências de literacia informação por ciclo e a consequente inserção do mesmo no PEC e nos PCT’s.
Em relação às etapas do processo referiste que as reuniões e contactos com docentes decorrerão entre Janeiro e Junho, no entanto, apesar de eu nunca ter aplicado o modelo, acho que este registo deve começar no início do ano lectivo.
O desenvolvimento que fizeste do ponto “análise e comunicação da informação” é muito esclarecedor.
Por último, parece-me que ambas colocamos o dedo na ferida, ao indicar as prováveis limitações que o processo apresentará.
Continuação de bom trabalho.
Sandra Soares